Filme: O grande desafio

 

O Grande Desafio

título original: (The Great Debaters )

lançamento: 2007 (EUA)

direção:Denzel Washington

atores:Denzel Washington, Nate Parker, Denzel Whitaker, Jurnee Smollett.

duração: 126 min

gênero: Drama

Sinopse

  Melvin Thompson (Denzel Washington) é um brilhante professor e amante das palavras. Embora tenha convicções políticas que possam atrapalhar sua carreira, ele decide apostar nos seus alunos para formar um grupo de debatedores e colocar a pequena Wiley College, do Texas, no circuito dos campeonatos entre as universidades. Mas o seu maior objetivo é enfrentar a tradição de Harvard diante de uma enorme platéia. Inspirado em fatos reais. 

Análise


  O filme é uma demonstração fantástica de superação social. Apesar de que o professor pode utilizar este filme para tratar uma variedade de temas sociais, tais como: Racismo, educação, argumentação,papel da escola,função do professor,importância da família na educação.

  O filme começa com uma mensagem  da importância da educação como única arma para a libertação e saída da ignorância, através do personagem de Forest Whitaker; esse mesmo personagem em determinada cena do filme, mostra como o racismo nos EUA era forte, antes da promulgaçaõ dos direitos civis dos negros, chegando à atos de humilhação, exemplificado pela cena em que, por acidente,o personagem atropela um porco dos fazendeiros próximos à estrada,e que diante da família , se vê obrigado a pagar um valor financeiro abusivo pelo ocorrido, além de ouvir calado ironias e frases de inferioridade alusivas aos negros por parte dos fazendeiros.

  O filme mostra ainda, que apesar de todas os obstáculos pelos quais o indivíduo tenham que passar, a vontade individual consegue ultrapassar todos os percalços, e em sala o professor pode utilizar essa mensagem para estimular os seus alunos, exemplificado pelo grupo de debatedores , visto que cada um com suas limitações sociais-a primeira mulher a participar de debates,o rapaz que não teve um modelo de família para se espelhar e o garoto inexperiente e medroso-conseguiram , com o apoio fundamental do professor,obter sucesso.

  As associações políticas também são mencionadas no filme, na parte em que o professor Melvin é preso por estar envolvido em uma agremiação com influências socialistas, que incomodava os governos e setores influentes da sociedade americana. Esse tema pode ser a ponte para explicar os movimentos sociais  aos alunos e a importância dos movimentos sindicais.

  Por fim, o professor pode ainda mostrar como a argumentação pode ser um arma poderosa em ao invés da violência, principalmente utilizando uma das cenas finais em que um dos debatedores defende a desobediência civil ao invés da violência para as reivindicações sociais dos negros.

  No entanto, a principal mensagem do filme e que os professores de Sociologia devem utilizar é com certeza a superação social, usar o filme para mostrar que não pode haver um determinismo social, que as pessoas  podem desenvolver-se e serem bem-sucedidas,apesar de todas as barreiras que a sociedade impõe,estimulando-os a dar a devida atenção aos estudos,não esquecendo ainda de que o filme trata de uma história real,fazendo-os ver que pode ocorrer com qualquer um.

 

Por: Jacion Márcio de souza

 

 


 

argumentação, Educação, Papel do professor, Superação social

sexta 03 dezembro 2010 13:39



1 comentário(s)

  • Gislenne Qui 21 Jun 2012 02:30
    Muito bom esse filme , BOOM DEMAISSS ...


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.226.239.54) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para cinesociologico

Precisa estar conectado para adicionar cinesociologico para os seus amigos

 
Criar um blog